44% dos brasileiros seguem mais de uma religião, diz pesquisa

 

 

De acordo com a pesquisa Espiritualidade e Religiosidade (ProSER) da Universidade de São Paulo (USP) , 44% das pessoas entrevistadas seguem mais de uma religião.

 

Desta forma, parte da população brasileira possivelmente mistura elementos de várias religiões. O fenômeno é conhecido como sincretismo. De acordo com reportagem do jornal O Globo, um dos casos é a funcionária pública Anelise Roque, que possui elementos católicos e hindus em sua casa.

 

A pesquisa revelou outros dados curiosos. 53% dos entrevistados acreditam em extraterrestres; 70% dizem já ter tido alguma intuição na vida e a astrologia, considerada no circuito científico como uma pseudociência, é encarada como uma forma válida de crença para 42% das pessoas.

 

O sociólogo Clemir Fernandes, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), destacou que, apesar do antagonismo, é intrínseco da cultura brasileira a mistura de elementos religiosos. “Muitos católicos e evangélicos assimilam práticas de culturas africanas e do espiritismo, mesmo que não se considerem seguidores dessas culturas. Conheço um pastor protestante que é também uma espécie de ogã do candomblé”.

Fonte: Gospel Prime


POR Priscila Honda   
|   12/06/2017 10:49   

Igreja Batista Central de Brasília

Para falar com nossa equipe preencha o formulário abaixo.