Nada é por acaso!

“Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam”.[1]

Considerando essa afirmação, entendemos que, os eventos, as situações, os problemas, as alegrias, as tristezas… Nada é desperdiçado pelo Criador. Tudo pode servir aos Seus propósitos.

Nem uma folha cai sem a permissão divina. Nem um daqueles fios de cabelo que ficaram caídos, esquecidos no chão do seu banheiro, fugiu do controle do Criador. Os olhos do Senhor estão em todo lugar, sobre toda humanidade. Nada escapa do seu conhecimento e da sua permissão.

Deus tem a sua maneira de trabalhar em cada um dos seus filhos. Cada linha, cada palavra de nossa história é escrita pelo Autor do Universo. Mas veja bem, “… dos que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano”.[2]

Lembra-se daquele livro que há muito estava esquecido em algum lugar… E que agora você resolveu ler?

Sabe aquela pessoa que você conheceu nos últimos dias? A sua manicure? O porteiro do seu prédio? O colega de trabalho? O mecânico que arrumou o seu carro? O médico ou o dentista? Você pode pensar, “mas nem é algo importante ou significativo…” Será que essas pessoas ou fatos fizeram parte do seu dia por acaso?

Talvez não estejamos dando a importância devida aos eventos do cotidiano. Afinal, não temos tempo para isso.

Ah… O tempo… Também não acontece por acaso. “Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo propósito debaixo do céu”.[3] Porque lá no céu, somente lá, não há tempo. Mas aqui, estamos sujeitos a ele, ao tempo. Há uma ordem cronológica dos fatos. A vida é o tempo, ou um período de tempo. Há quem diga que o tempo cura todas as feridas. Se o tempo é vida… Se a vida é um tempo… nossa existência serve para curar feridas que se abriram no trajeto, durante o percurso.

À medida que vivemos, adquirimos “imunidade” para futuras enfermidades do corpo e da alma. E por falar em alma… “Por que estás assim tão abatida, ó minha alma? Por que te angustias dentro de mim?” [4] Espera… Espera no seu Criador, pois Ele, somente Ele poderá cuidar de ti.

Edialeda Bergmann
Psicóloga Clínica – CRP – 01/ 15807
Diaconisa da Igreja Batista Central de Brasília.

[1] Romanos 8.28 – Bíblia King James Atualizada.
[2] Romanos 2.28 b – Bíblia King James Atualizada.
[3] Eclesiastes 3.1 – Bíblia King James Atualizada.
[4] Salmo 42.5 – Bíblia King James Atualizada.


Igreja Batista Central de Brasília

Para falar com nossa equipe preencha o formulário abaixo.